Qual a diferença entre ERP e CRM?

Vamos começar pelo começo, explicando cada um individualmente. A resposta vai ficar bem clara depois disso.

O Enterprise Resource Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele serve para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da companhia, agregando informações sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em consideração o custo de tributo em cada uma das operações. É a base para a gestão de uma companhia.

Já o Costumer Relationship Management, ou simplesmente CRM, é uma metodologia usada por empresas para tratar sua base de clientes. Vendidos como software (seja no modelo de licença, seja no modelo de as a service/cloud computing), seu principal objetivo é garantir a integridade das informações comerciais da empresa e ajudá-la a identificar as melhores formas e planos de ação para fortalecer suas vendas, distribuir metas e fazer a avaliação dos vendedores.

Então, o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e, por consequência, das vendas.

Fonte: Guiaempreendedor