Vamos começar pelo começo, explicando cada
um individualmente. A resposta vai ficar bem clara depois disso.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é o
software de gestão mais básico de uma empresa. Ele serve para garantir o
controle financeiro, fiscal e contábil da companhia, agregando informações
sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em
consideração o custo de tributo em cada uma das operações. É a base para a
gestão de uma companhia.
Já o Costumer Relationship Management, ou
simplesmente CRM, é uma metodologia usada por empresas para tratar sua base de
clientes. Vendidos como software (seja no modelo de licença, seja no modelo de
as a service/cloud computing), seu principal objetivo é garantir a integridade
das informações comerciais da empresa e ajudá-la a identificar as melhores
formas e planos de ação para fortalecer suas vendas, distribuir metas e fazer a
avaliação dos vendedores.
Então, o ERP é o controle financeiro e
gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos
clientes e, por consequência, das vendas.
Fonte: Guiaempreendedor