Matéria do Professor Claudio Zanutim
Tenho para
mim que não vivemos uma crise de crédito e sim uma crise de credibilidade, onde
as organizações e/ou empresas não estão sem crédito, mas sim sem credibilidade,
ou estão a caminho de ficar sem.
O esforço
dos gestores empresariais e de todos os envolvidos no mundo chamado corporativo
deve ser pela busca e retomada da credibilidade antes da busca pelo crédito.
Veja, não estou dizendo que o crédito não seja importante.
Busca pela credibilidade das ações, dos negócios, das relações, dos compromissos, da palavra, nas negociações, na forma de vender e de oferecer os produtos/serviços e da ética.
Busca pela credibilidade das ações, dos negócios, das relações, dos compromissos, da palavra, nas negociações, na forma de vender e de oferecer os produtos/serviços e da ética.
Nossas
empresas precisam trabalhar com mais seriedade na busca e/ou no resgate da
credibilidade.
Um destes
dias, (para minha indignação, e não que seja um bobinho eu imagine que o nosso
mundo é mundo de “Bob” de fantasias e de sonhos), um rapaz, me contou um
história sobre o comportamento empresarial de certa empresa onde ele trabalhou.
Esta empresa pagava valores em dinheiro para alguns médicos para que eles indicassem
a droga que esta empresa produzia em detrimento de outra, que poderia ser mais
barata ou mais eficaz para o paciente. Algumas vezes a atitude era mais
absurda, indicava sem nem mesmo o paciente ter a necessidade do remédio. Por
exemplo, o paciente estava com dor de estômago e o remédio era para depressão.
Ora, a
crise então é de credibilidade mesmo, e generalizada. Todos nós nos achamos no
direito de tirar uma lasquinha, de também pegar a nossa parte, afinal somos
espertos e somos brasileiros.
As negociações
no mundo dos negócios dependem de nós que fazemos parte deste universo
corporativo. Nós somos os agentes transformadores. Então que se inicie a partir
de você o processo do resgate da credibilidade.
Espiritualidade na empresa significa navegar no universo das negociações e não das negociatas.
Espiritualidade na empresa significa navegar no universo das negociações e não das negociatas.
Da para
ganhar dinheiro, vender mais e melhor, melhorar o faturamento, melhorar o EBTA,
remunerar os stockholders, de forma ética e responsável.
Com compromisso com a
credibilidade duradoura.
Bons
negócios!
Escritor, Palestrante e Professor Claudio Zanutim