
O que é Comunicação Interna?
A Comunicação Interna são as
interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou
instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é
responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma
verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e
horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
Para a doutora em Ciências da
Comunicação, Marlene Marchiori, que também é Membro do corpo de palestrantes da
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial “a busca da
valorização da comunicação interna deve ser entendida como estratégia básica
dos empresários que desejam a efetividade de sua organização. Chega a ser
irônico pensar que neste novo mundo, altamente tecnológico, com tantas
transformações, o sucesso de um empreendimento continua a estar centrado nas pessoas.
É por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza
informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas”.
Segundo o professor , pesquisador e consultor de empresas na área de
Comunicação Empresarial, Wilson da Costa Bueno, “ela é de suma importância numa
organização porque cada pessoa de uma organização tem um papel a desempenhar na
comunicação interna e não só o "staff" profissional de comunicação”.
Mas por que a Comunicação Interna é tão importante
numa organização?
1º- Em primeiro lugar, porque
os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais
envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A
Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico
do processo. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo
necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o
seu posicionamento e comprometimento”, fala a doutora em Ciências da
Comunicação, Marlene Marchiori. Assim, o funcionário, sabendo o que seu
trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que
realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência.
2º- Em segundo lugar, de
acordo com o professor Bueno, os empregados são os “melhores porta-vozes” da
instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para
quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização. Diz o
professor Bueno que “funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos
imensos às organizações porque podem expressar, com mais autenticidade do que
outros públicos, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional.
Fica fácil acreditar no que eles dizem porque, afinal de contas, eles estão
vivendo lá dentro. Como sabemos, a imagem e a reputação se formam assim, a
partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel
fundamental neste processo”. Daí que investir na comunicação interna é investir
no clima organizacional e em marketing também.
3º- Em terceiro lugar, porque
toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a
globalização e a disseminação de novas tecnologias. “a Comunicação Interna tem
uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas,
promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e,
sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios”, defende o
professor Wilson Bueno, opinião compartilhada com a professora Margarida Maria
Krohling Kunsch, para quem a comunicação interna “deixa de ser uma área
periférica e alia-se aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta
imprescindível para a obtenção de resultados”.
Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais
que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) disponibilizados de
forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo
o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair,
é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de
forma a tornar uma organização bem informada ou não. Enfim, uma boa comunicação
interna depende de todos nós!