Microsoft Azure


Atualmente, a computação em nuvem (Cloud Computing) vem ganhando, cada vez mais, destaque e importância como recurso de ponta no mercado atual de Tecnologia da Informação.
Devemos utilizar tal modalidade de computação quando estivermos diante da necessidade de altas demandas de processamento.
Dependendo da necessidade que precisa ser atendida, podemos utilizar os diferentes tipos de serviços de computação em nuvem abaixo elencados:
Infraestrutura como serviço (IaaS): Disponibiliza servidores virtuais em número e prazo determinados pelo cliente. Ao término do período contratado, o usuário pode cancelar a continuidade do Iaas, se não houver mais necessidade do mesmo. A substituição da estrutura física por servidores virtuais traz grande economia à empresa.Os serviços GoGrid e Amazon EC2 são exemplos de IaaS.

Plataforma como serviço (PaaS): Permite a hospedagem e gestão do softwaresem o custo de gerenciamente do hardware.
Software como serviço (SaaS): Possui alta flexibilidade, permitindo pagar apenas pelo uso do serviço.  É garantida a disponibilidade e suporte do software utilizado.
A Microsoft trouxe para o mercado a sua alternativa de computação em nuvem: o Microsoft Azure, fornecendo um ambiente para a execução e implantação de serviços na nuvem.  No Azure é possível a utilização de PaaS, IaaS e SaaS.Trata-se de uma plataforma híbrida, já que mescla nuvens públicas e privadas.
No Azure são disponibilizados data centers da Microsoft para que os desenvolvedores usufruam um ambiente sob demanda e com qualidade na hospedagem de suas aplicações. Destaque-se que a Microsoft está construindo um data center no Brasil e, assim, a velocidade no uso do Azure será ainda maior.
Algumas das principais vantagens de sua adoção são a redução dos custos investidos em infraestrutura, o dimensionamento da aplicação e o fato do cliente pagar apenas pelo que for efetivamente utilizado.
É possível a utilização de diversos tipos de linguagens e aplicativos  com o Azure, desde .NET, Windows Server, Active Directory, Visual Studio, SQL Server, SharePoint dentre outros. A Microsoft também oferece suporte ao Linux no Azure.

A importância do Azure para a Microsoft vai além do mercado tradicional de desenvolvimento. Analistas indicam que o Azure é também uma das principais armas da empresa para vencer a batalha contra o PlayStation 4. Titanfall, um jogo de grande sucesso e exclusivo do Xbox One, possui mais de cem mil máquinas virtuais Azure dando suporte à inteligência artificial do jogo e seu funcionamento on line.
Para os que pretendem iniciar os estudos desta nova plataforma, indicamos o curso gratuito “Entendendo o Windows Azure” no portal Microsoft Virtual Academy e uma visita ao portal oficial Microsoft Azure.
O crescimento rápido do mercado de Cloud Computing traz consigo um aumento da demanda de profissionais qualificados para a utilização desta tecnologia. Há  carência de mão de obra e ótimas oportunidades na área. É preciso estar pronto.